top of page

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025

Trabalho de pesquisadora do NATS da Unifesp Diadema (NUD) é premiado no Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia

O estudo “Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) estratégicos para o Sistema Único de Saúde” foi o ganhador do prêmio JAFF 2025 na categoria Gestão e Inovação em Saúde. A premiação reconhece os melhores trabalhos apresentados durante o Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF), realizado em Belo Horizonte entre 14 e 18 de setembro.

De autoria de Wenderson Walla Andrade (Funed/MG), Adriane Simone (NATS Unifesp Diadema - NUD) e Suzie Marie Gomes (Anvisa), o trabalho buscou identificar os IFAs mais frequentes nas aquisições e/ou movimentações de medicamentos da Administração Pública, para orientar estratégias e políticas de fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde. Segundo o Ministério da Saúde,  insumos farmacêuticos ativos são as "matérias-primas" utilizadas na produção dos medicamentos, as substâncias que conferem ao medicamento a sua característica farmacêutica – dito de outra forma: aquilo que faz com que um determinado medicamento funcione.

​​O estudo teve início quando Wenderson Andrade realizou o Curso de Especialização em Economia da Saúde do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, entre 2022 e 2023. Orientado pela coordenadora de Implementabilidade para Políticas Públicas do NUD, Adriane Lopes, o então estudante de pós-graduação atuava junto às políticas do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS) no Ministério da Saúde (MS) e se questionava sobre o que seria fundamental para reduzir a dependência internacional de produção dos princípios ativos: “Desde  a Pandemia de Covid-19, pude observar que a ausência de uma política de fomento à nacionalização da produção do IFA contribuiu para o desabastecimento de medicamentos em todo o Brasil”.

WhatsApp Image 2025-09-23 at 16.11.21.jpeg
Foto: Wanderson Andrade, 2025.

“Sempre que falamos de desabastecimento de medicamentos, destacamos o produto acabado em si. Agora, e se não tivermos o fármaco para produzir o medicamento?”, questiona Adriane, defendendo a autonomia produtiva na Indústria de Química Fina como estratégica para o Sistema Único de Saúde.

A pesquisa buscou informações dos Estados, Municípios e DF, dado que a lista de compra do MS é única para o país e amplamente conhecida, mas as listas dos gestores subnacionais, não. “Como um gestor federal pode direcionar investimento sem conhecer de fato a necessidade do SUS como um todo?” foi uma das questões de partida do estudo, que identificou os 75 insumos farmacêuticos mais frequentemente comprados pelos estados e municípios, incluindo 27 fármacos que apareceram em todas as listas analisadas.

 

O trabalho recomenda que a incorporação de novas tecnologias no SUS levem em consideração a produção local dos IFAs considerados estratégicos devido à possibilidade da alta demanda. E ressalta a importância de transferência de tecnologia, financiamento e o fortalecimento da capacidade produtiva doméstica para reduzir a dependência externa, garantir a regularidade do suprimento dos insumos e promover a autonomia na cadeia farmacoquímica brasileira.

Segundo ano de trabalhos premiados

A cerimônia de premiação é realizada pelo Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (JAFF) e ocorreu no último dia do Fórum, na quinta-feira (18/9), último dia do FAFF 2025. Wenderson Andrade recebeu o certificado e o valor de R$ 5 mil. Esse é o segundo ano consecutivo que um estudo de pesquisadores do NUD é premiado pelo JAFF. No FAFF 2024, a pesquisa “Financiamento federal de serviços farmacêuticos clínicos-assistenciais e técnico-pedagógicos no Sistema Único de Saúde” recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho na mesma categoria. 

 

O estudo contou também com a autoria de Adriane Simone, junto com a diretora do NUD, Daniela Melo. Um artigo com os desdobramentos da pesquisa foi publicado na revista científica e pode ser acessado no link: https://ojs.jaff.org.br/ojs/index.php/jaff/article/view/1125 

--

Você se interessa por conteúdos relacionados a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), saúde baseada em evidências ou saúde pública em geral? Então se inscreva aqui para não perder os conteúdos do NUD - o NATS da Unifesp Diadema.

bottom of page