top of page

Sexta-feira, 27 de junho de 2025

Em Buenos Aires, NUD divide resultado de pesquisas em encontro anual da HTAi

Entre 14 e 18 de junho, Buenos Aires, na Argentina, recebeu centenas de pesquisadores em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) de todo o mundo. Tratava-se do encontro anual da HTAi – Health Technology Assessment International, uma sociedade científica e profissional global para quem produz ou usa ATS para dar suporte a políticas e tomadas de decisões. O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Unifesp Diadema (NUD) estava entre as organizações brasileiras presentes, representado pela diretora, Daniela Melo, a coordenadora-geral de Políticas Públicas, Bruna Bento, e a coordenadora de Sistematização de Evidências para Políticas Públicas, Stéfani Borges.

Com seis trabalhos aprovados, as pesquisadoras do NUD apresentaram aos colegas da comunidade internacional resultados de pesquisas que vão da padronização da dosagem de soro antiescorpiônico no Brasil à comparação entre a cobertura de medicamentos do setor público e privado. O tema do encontro anual de 2025 da HTAi foi "Evidências da próxima geração: diversificando e avançando na ATS para atender às demandas globais",  em livre tradução.

Foto: Stéfani Borges, Bruna Bento e Daniela Melo. Buenos Aires, 2025.

Confira abaixo algumas informações sobre as pesquisas que nossas representantes apresentaram em Buenos Aires e os pôsteres com mais informações sobre o desenho dos estudos:

Embora tenha identificado potenciais desigualdades em saúde, o estudo mostra que o SUS incorpora mais medicamentos para uma variedade maior de doenças em comparação com a Saúde Suplementar. Guiado pelos princípios básicos de universalidade, integralidade e equidade, o SUS oferece atendimento mais integral do que a Saúde Suplementar e, na maioria dos casos, preenche lacunas assistenciais deixadas pelo setor privado.


Autoria: Elene Paltrinieri Nardi, Andréa da Silva Dourado, Ricardo Rodrigues Teixeira e Daniela Oliveira de Melo

Foto: Daniela Melo. Buenos Aires, 2025

"Equity As A Criterion For Prioritizing Topics For The Development Of Clinical Practice Guidelines" | ‘Equidade como critério para priorização de temas na elaboração de Diretrizes Clínicas’

 

O estudo apresentado realizou uma revisão de escopo para mapear critérios relacionados à equidade utilizados na priorização de temas para diretrizes clínicas. A pesquisa reforça a importância da equidade como elemento central nas Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS), com potencial de mitigar desigualdades e promover justiça social no acesso à saúde.


Autoria: Maíra Barroso Pereira, Adriane Lopes Medeiros Simone, Tainá Freitas Saldanha, Mônica Cristiane Rodrigues, Tamiê de Camargo Martins e Daniela Oliveira de Melo

A partir de uma revisão de escopo, o trabalho revela uma variabilidade significativa no manejo clínico de soro antiescorpiônico no Brasil, frequentemente excedendo as recomendações do Ministério da Saúde. Isso evidencia a falta de padronização, que representa riscos de desperdício de recursos e preocupações com a segurança do paciente. Iniciativas educacionais e auditorias clínicas são recomendadas para promover o uso racional do soro.


Autoria: Amanda Veiga Barbosa, Letícia Nascimento Guimarães, Camila Blanco de Lima, Alec Brian Lacerda, Bruna Bento dos Santos, Stéfani Sousa Borges e Daniela Oliveira de Melo.

Foto: Stéfani Borges. Buenos Aires, 2025

"Oncology Drugs Are Underrepresented in the Incorporation Process in Brazil" | Medicamentos oncológicos estão sub-representados no processo de incorporação no Brasil

A pesquisa analisou todos os medicamentos oncológicos aprovados no Brasil entre 2010 e 2020, e verificou se foram avaliados pela Conitec para possível incorporação ao SUS. O estudo demonstrou que grande parte dos medicamentos oncológicos registrados no Brasil não passou por avaliação da Conitec e, entre os analisados, a maioria recebeu recomendação negativa de incorporação ao SUS - cenário que pode refletir o modelo de financiamento da oncologia e contribuir para desigualdades no acesso e no suporte econômico no sistema público.

 

Autoria: Elene Paltrinieri Nardi, Ricardo Rodrigues Teixeira e Daniela Oliveira de Melo.

"Evaluation of Diagnostic Methods for Visceral Leishmaniasis Detection: A Systematic Review" | ‘Avaliação de métodos diagnósticos para detecção de leishmaniose visceral: uma revisão sistemática’

Entre outros resultados, aponta que a falta de estudos sobre regimes alternativos, incluindo combinações de L-AmB com outras terapias, revela lacunas no tratamento, especialmente para pacientes imunocomprometidos e coinfectados pelo HIV. 


Autoria: Mariana del Grossi, Bruna dos Santos, Stéfani Borges e Daniela Melo.

Foto: Bruna Bento. Buenos Aires, 2025.

"Is the Creation of a Unified Health Technology Assessment (HTA) Agency in Brazil a Good Idea?" | Criar uma agência unificada de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil é uma boa ideia?

 

Trata-se de uma análise comparativa entre os critérios utilizados nas decisões de incorporação de medicamentos pelos sistemas público (SUS) e privado. O estudo evidenciou que as decisões no setor público são guiadas pelos princípios da ATS, com ênfase em necessidades não atendidas, impacto clínico e custo-efetividade. Em contraste, o setor privado tende a focar na ampliação de opções terapêuticas, desconsiderando critérios de eficiência e incertezas clínicas. A proposta de criação de uma agência unificada de ATS, embora em discussão, apresenta o risco de comprometer os fundamentos do SUS caso as diretrizes da saúde suplementar se sobreponham.

 

Autoria: Elene Paltrinieri Nardi, Ricardo Rodrigues Teixeira e Daniela Oliveira de Melo.

--

Você se interessa por conteúdos relacionados a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), saúde baseada em evidências ou saúde pública em geral? Então se inscreva aqui para não perder os conteúdos do NUD - o NATS da Unifesp Diadema.

bottom of page